terça-feira, 19 de abril de 2011

"Wikileaks and Uncle Sam" foi o grande vencedor do World Press Cartoon 2011



O australiano David Rowe é o vencedor do World Press Cartoon 2011, com "Wikileaks and Uncle Sam".
Anunciado, sexta-feira à noite, numa cerimónia no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o cartoon vencedor, que satiriza "um dos temas mais quentes de 2010", foi publicado em dezembro de 2010 no jornal australiano The Sun-Herald, tendo conquistado o Grand Prix e o primeiro lugar na categoria de Cartoon Editorial do certame de humor gráfico de imprensa.
Na mesma categoria, o polonês Pawel Kuczynski conquistou o segundo lugar, com o cartoon "Made in China", e Alecus, cartoonista mexicano que trabalha em El Salvador, ficou na terceira posição, com o desenho "Chilean Miners".
João Vaz de Carvalho e Santiagu foram os portugueses mais em destaque nesta sétima edição do World Press Cartoon, premiados na categoria Caricatura, com os 1.º e 3.º lugares respectivamente.
O trabalho de João Vaz de Carvalho é um retrato do rei D. João I, publicado em abril do ano passado na revista Notícias Magazine, no âmbito de uma reportagem sobre os reis e as rainhas. Já o trabalho de Santiagu é uma Madre Teresa de Calcutá desenhada para o semanário Repórter do Marão.
Na categoria Desenho de Humor, o grande vencedor foi o brasileiro Samuca, cujo cartoon "Pedophilia" foi publicado no Diário de Pernambuco, do Recife.
O júri internacional, presidido pelo cartoonista António e integrando o britânico Ralph Steadman, considerado um dos melhores cartoonistas do mundo; Anita Kunz, ilustradora e professora de artes plásticas do Canadá; Alessandro Gatto, pintor e artista gráfico italiano muito premiado; e a belga Cecile Bertrand, cartoonista do jornal La Libre Belgique, analisou um total de 822 desenhos, de 462 autores, publicados em jornais e revistas de quase 70 países.

Os premiados nas três categorias existentes foram:

Caricatura

1º lugar: João Vaz de Carvalho – D. João I

2º lugar: Julian Assange – Buligán

3º lugar: Santiagu – Madre Teresa de Calcutá



Editorial

1º lugar: Rowe – Wikileaks and Uncle Sam

2º lugar: Pawel Kuczinsky – Made in China

3º lugar: Alecus – Mineros Chilenos



GAG:

1º lugar: Samuca – Pedofilia

2º lugar: Agim Sulag – Schengen

3º lugar: Tomás Serrano – Infância Difícil

Para visualizar todos os premiados e menções honrosas das várias categorias deste ano, bem como dos anos anteriores, podem visitar o site oficial do World Press Cartoon, http://www.worldpresscartoon.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário