segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
19° SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA
A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, através da Secretaria Municipal da Cultura, comunica aos
interessados que estará recebendo de 1º de fevereiro à 05 de março de 2011, na forma da Lei n°
8666/93 e suas alterações posteriores, no Setor de Mostras e Exposições, na Usina do Gasômetro,
Av. Pres. João Goulart, 551, Sala 603, de segunda à sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, a
documentação para fins de participação no processo licitatório que regulamenta o concurso 19º
SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA.
FINALIDADE
O presente regulamento visa selecionar artistas para o 19º SALÃO INTERNACIONAL DE
DESENHO PARA IMPRENSA que ocorrerá de 24 de março a 09 de maio de 2011 na Galeria dos
Arcos na Usina do Gasômetro, visando estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão
gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias descritas
abaixo.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser efetuadas de 1º de fevereiro a 5 de março de 2010, na Av.
Presidente João Goulart, 551, Sala 603 - Setor de Mostras e Exposições, CEP 90010-
120 - Porto Alegre/RS, de segunda à sexta, das 10 às 12h e das 14 às 17h, ou via e-mail
salao.press.portoalegre@gmail.com.
Para os trabalhos enviados pelo correio e via e-mail, o último dia de recebimento também será o
dia 05 de março, valendo a data do carimbo postal no envelope e data de envio do e-mail.
DOS PARTICIPANTES
O concurso destina-se a profissionais e amadores, nas modalidades Cartum, Charge, Caricatura,
História em Quadrinhos e Ilustração Editorial (para jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz, etc.).
Os trabalhos inscritos na modalidade Ilustração Editorial devem ter sido efetivamente publicados
no período de março de 2010 a janeiro de 2011 , e devem vir acompanhados da página original
da publicação, com data e nome do periódico identificáveis.
Os participantes podem concorrer com até 05 (cinco) trabalhos distribuídos em qualquer das 05
(cinco) categorias.
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Como se trata de um Salão de artes gráficas, também serão considerados como originais os
trabalhos impressos por impressoras de computador ou qualquer outro meio de reprodução de
imagens, desde que com boa qualidade. No entanto, fica a critério dos participantes o envio de
seus originais.
Os trabalhos inscritos devem ter o formato máximo de 42cm x 29,7cm (A3).
Os trabalhos inscritos na modalidade História em Quadrinhos podem ter até quatro (04) páginas de
até 42cm x 29,7cm (A3).
Os trabalhos deverão estar acondicionados em papel opaco e resistente. A Comissão
Organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que chegarem danificados e/ou não
identificados.
Os participantes deverão observar rigorosamente as seguintes instruções:
-
Enviar, com os trabalhos, a ficha de inscrição que acompanha este regulamento, com
todos os itens preenchidos de forma legível.
-
Todos os trabalhos, originais ou não, devem estar devidamente identificados no verso,
com nome completo do autor, modalidade de inscrição, título do trabalho, categoria em que está
concorrendo e edição do salão que está participando. No caso de Ilustração Editorial, deverá
informar também dados completos da publicação (nome, data, pág). Os trabalhos enviados por
meio eletrônico devem incluir estas informações na nomeação do arquivo.
O não cumprimento dessas instruções implicará na desclassificação sumária dos trabalhos.
DA SELEÇÃO
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre designará, por Portaria publicada no Diário Oficial de Porto
Alegre - DOPA, uma Comissão de Seleção e outra de Premiação, formadas por cartunistas,
jornalistas, artistas gráficos, artistas plásticos e representantes da Secretaria Municipal da Cultura.
A Comissão de Seleção terá como critérios principais a criatividade, ineditismo e qualidade
plástica dos desenhos
e os selecionará obedecendo a seguinte finalidade:
A relação dos trabalhos selecionados estará à disposição a partir do dia 19 de março de 2011 no
site http://www.portoalegre.rs.gov.br/smc/cap/editais.
A Relação dos premiados será divulgada por ocasião da solenidade de abertura do Salão.
A relação de Selecionados e Premiados será publicada no DOPA (Diário Oficial de Porto Alegre).
Da decisão da Comissão Julgadora que inabilitar os trabalhos apresentados, em razão de não
apresentação de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido,
caberá recurso administrativo protocolados na Coordenação de Artes Plásticas no prazo de 05
(cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado.
O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.
DA PREMIAÇÃO
Será atribuído um (01) prêmio aquisição, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) a cada uma das 5
categorias: Cartum, Charge, História em Quadrinhos, Caricatura e Ilustração Editorial. Os critérios
norteadores novamente serão os de criatividade, ineditismo e qualidade plástica dos desenhos.
Poderão ser atribuídas Menções Honrosas, a critério da Comissão de Premiação.
Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do Acervo Artístico Municipal.
Os prêmios não reclamados em 90 (noventa) dias a contar da publicação do resultado, perderão a
validade.
DA DEVOLUÇÃO
Os trabalhos não selecionados serão devolvidos de 29 de março a 09 de abril de 2010, no mesmo
local e horário das inscrições. A partir desta data não nos responsabilizamos pelos trabalhos não
retirados.
NÃO SERÃO FEITAS DEVOLUÇÕES POR CORREIO DE QUAISQUER TRABALHOS PROVENIENTES DE
OUTRAS LOCALIDADES.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Os trabalhos selecionados poderão ser utilizados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para
fins de divulgação do evento, sem quaisquer ônus.
A inscrição neste concurso implica na aceitação integral dos termos deste regulamento. Os casos
omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, observada a Lei 8666/93.
As Comissões de Seleção e Premiação serão soberanas em suas decisões.
Conforme a Lei 8666/93, Art.9º, os integrantes das Comissões de Seleção e de Premiação, bem
como os servidores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, não poderão participar do presente
Concurso.
As despesas com as premiações do presente concurso correrão pela dotação orçamentária 2038-
339031 e/ou 2042-339031.
Os prêmios serão pagos após a publicação do resultado e decorrido o prazo recursal.
Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.
INFORMAÇÕES podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal da Cultura
Fone (0XX 51) 32898127 ou (0XX 51) 3289 8126 no Setor de Mostras e Exposições e no email
salao.press.portoalegre@gmail.com
Regulamento e Ficha de Inscrição no blog e no site.
http://www.portoalegre.rs.gov.br/smc/cap/editais
CRONOGRAMA
Inscrições: 07 de fevereiro a 05 de março de 2011
Júri de seleção: 09 e 10 de março de 2011
Júri de Premiação: 11 de março de 2011
Abertura do Salão e divulgação dos prêmios: 24 de março de 2011
Visitação: 25 de março a 15 de maio de 2011
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